segunda-feira, 17 de junho de 2013

Criptorquidia

A criptorquidia afeta 1% dos meninos de 1 ano de idade e representa uma incapacidade de os testículos descerem para o saco escrotal; os testículos podem estar em qualquer lugar ao longo da via normal de descida, da cavidade abdominal ao canal inguinal.

A maioria dos casos é idiopática outras causas incluem:
Anormalidades genéticas (p. ex., trissomia do 13)
Anormalidades hormonais
A maioria dos casos é unilateral; 25% são bilaterais.
Alterações histológicas nos testículos podem estar aparentes tão precocemente quanto aos 2 anos de idade, incluindo bloqueio no desenvolvimento de células germinativas, hialinização e espessamento da membrana basal dos túbulos seminíferos, fibrose intersticial; as celulas de Leydig são relativamente poupadas. Alterações regressivas também podem ocorrer no testículo contralateral não - descido.
O significado clínico é relacionado à alta prevalência de hérnias inguinais, esterelidade e uma incidência aumentada de neoplasmas testiculares; a correção cirúrgica (orquiopexia) na maioria dos estudos demonstrou diminuir a probabilidade de esterelidade se efetuada precocemente. Até que ponto o risco de câncer e reduzido (o qual pode ocorrer em qualquer um dos dois testículos) após a orquiopexia, não está esclarecido.


Fonte: Robbins & Cotran, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário